Secovi
 
Datasecovi
Sáb, 20 de Junho de 2009 09:53

 

Instituto de Pesquisas e Estatísticas do SECOVI

 

Criado em 1994, originariamente como CENPIS – Centro de Pesquisas e Estatísticas do SECOVI-CE, tinha por objetivo compilar dados dos setores de comercialização de imóveis novos e usados, possibilitando a elaboração de pesquisas estatísticas.

 

Objetivo

Datasecovi, tem como objetivo produzir indicadores mensais, bimestrais e trimestrais que possibilitem o acompanhamento e a avaliação de desempenho do Mercado Imobiliário da Região Metropolitana de Fortaleza. Para tanto, elabora pesquisas estatísticas no setor imobiliário, possibilitando a produção de indicadores que revelam a tendência e a evolução do setor. A partir da utilização desses critérios, obtém-se um conhecimento objetivo, seguro e sistemático de desempenho do mercado.


Pesquisas

 • Lançamentos

Expressa o comportamento do mercado dentro de cada mês utilizando a variação mensal das vendas, por bairro, preço por m², volume de vendas e índice de velocidade, entre outros. Tais análises mensais resultam, semestralmente e anualmente, em balanços que demonstram como o mercado se comportou, tendo sempre como comparativo os anos anteriores. 

 

• Loteamentos

Acompanhamento e análise do mercado de loteamento do Estado do Ceará, através da apuração de informações referentes a preço de vendas dos lotes, quantidade ofertada, valor do metro quadrado e características.

• Administração de Imóveis

A pesquisa mostra o potencial do mercado de locação em relação à oferta e demanda de imóveis. Abordando aspectos como: motivos de desocupação dos imóveis, bairros com maior procura para locações comerciais e residenciais, média de procura por tipo e número de quartos e tempo de contrato, entre outros.  

• Administração de Condomínios

Apresenta indicadores do setor, como: inadimplência, taxa condominial, média de atraso e de funcionários de mão-de-obra própria e terceirizada.    

• Outras Pesquisas

Análise das informações do Sistema de Financiamento Habitacional disponibilizadas através do Banco Central do Brasil que dispõem para estudo dados como: volume de financiamentos e unidades para aquisição e compra por estado e distribuição por região.

 

Depoimento

 "Depois de ler uma reportagem do jornal, O POVO sobre a valorização do m² na zona leste de Fortaleza, resolvi procurar o SECOVI. Como estou desenvolvendo uma dissertação sobre as transformações que o bairro da Parangaba passa nos últimos 10 anos, dentre eles a verticalização, o Centro de Pesquisa e Informação foi o lugar mais apropriado para iniciar a pesquisa. 

 A pessoa responsável pelo setor de documentação, Milena Matos, me esclareceu que a avaliação realizada por eles é feita através dos lançamentos, ou seja, imóveis novos.Solicitei as informações através de um ofício de mestrado e dias depois já estava com os dados em mãos. A pessoa responsável também disponibilizou a biblioteca para pesquisa. Os dados obtidos foram de grande relevância para a minha dissertação e pude perceber que o Centro de Pesquisa é um setor muito importante para o mercado imobiliário cearense."  

Francisco Clébio Rodrigues Lopes

Aluno de Mestrado em Geografia

Universidade Federal do Ceará  

 

 

Equipe:


Paulo Kuhn - Consultor Econômico - CRE nº839

Leandro Rodrigues - Estatístico - CONFE nº9453

Gerlon Farias Barbosa - Assistente de Pesquisa

Natanael Simão - Estagiário

 

 

 

Rua Pereira Filgueiras, 1085 - Meireles | Fortaleza, CE, 60160-150 | (85) 3036-9500

 

 

 
 
NoticiasDicasLinksTv SecoviOportunidade

Rua Pereira Filgueiras, 1085 - Meireles - Fortaleza/CE - Telefone: +55 85 3036.9500

IATIVA Tecnologia e Comunicação